segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pesquisa sobre Discurso Direto e Discurso Indireto

A pesquisa sobre Discurso Direto e Discurso Indireto deve ser postada aqui! Fiquem a vontade para comentar a pesquisa dos colegas também. Sugiro que abaixo da pesquisa vocês coloquem o endereço do site ou mesmo referência do livro onde fizeram a pesquisa.



7 comentários:

  1. O discurso é direto quando são as personagens que falam. O narrador, interrompendo a narrativa, põe-nas em cena e cede-lhes a palavra. Exemplo:

    "- Por que veio tão tarde? perguntou-lhe Sofia, logo que apareceu à porta do jardim, em Santa Teresa.
    - Depois do almoço, que acabou às duas horas, estive arranjando uns papéis. Mas não é tão tarde assim, continuou Rubião, vendo o relógio; são quatro horas e meia.
    - Sempre é tarde para os amigos, replicou Sofia, em ar de censura."

    (Machado de Assis, Quincas Borba, cap. XXXIV)

    No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. Exemplo:

    "A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou por que não a levei comigo."

    Para você ver como fica fácil vou passar o exemplo acima para o discurso direto:

    - Desejo muito conhecer Carlota - disse-me Glória, a certo ponto da conversação. Por que não a trouxe consigo?

    Veja mais:

    Tipos de Discurso
    As falas - ou discursos - podem ser estruturadas de duas formas básicas, dependendo de como o narrador as reproduz: o discurso direto e o discurso indireto.

    Discurso Direto
    O discurso direto caracteriza-se pela reprodução fiel da fala do personagem.

    ResponderExcluir
  2. Ana Clara Cavalcante Macedo4 de novembro de 2012 07:30
    O discurso direto caracteriza-se pela reprodução fiel da fala do personagem.
    As falas do personagem-narrador e de uma das moças, reproduzidas integralmente e introduzidas por travessão, são exemplos do discurso direto. No discurso direto, a fala do personagem é, via de regra, acompanhada por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos. Verbo de elocução é o verbo que indica a fala do personagem: dizer, falar, responder, indagar, perguntar, retrucar, afirmar, etc.
    Exemplo: O pai chamou Pedrinho e perguntou:

    O discurso Indireto, o narrador transmite com suas próprias palavras a fala da personagem:
    Exemplo:
    Quando o pai chegou , perguntou à mulher quem quebrara o vidro . . .

    A diferença básica entre discurso direto e indireto é a mudança de emissor . No discurso direto , o emissor é a personagem ; no discurso indireto , o emissor é o narrador . A opção por uma dessas formas depende da intencionalidade do narrador e com a expressividade que pretende obter.- Quem quebrou o vidro, meu filho?



    ResponderExcluir
  3. O site pesquisado foi: http://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/

    ResponderExcluir
  4. discurso é a pratica humana de construir texta saja eles escrito ou orais.Sendo assim todo o discurso é uma pratica social.A analize de um descuso deve por tanto considerar o contexto em que se encontra assim como as personagens e as condiçoes de produçoes de texto

    Em um texto narrativo o autor pode optar por três tipos de discurso o discurso direto,discusoindireto e discurso indireto livre .Nao necessaria mente esses tres discursos estao separados eles podem aparecer separados depende de quem o produziu .

    vejamos cada um deles:

    discurso direto:neste tipo de discurso os personagens ganhan voz .É o que ocorre normalmente em dialogos.Isso permite que traço da fala e da personalidade das personagens sejam destacado e esposto no texto.O discursso direto reproduz fiel mente as falas da personagem verbos como dizer,falar,perguntar,entre outros servem para que a sejam entroduzidas e elas ganham vida como se fosse uma pessa teatral.

    travessao ,dois pontos ,aspas e exclamassao sao muito comuns entre a repraduçoa das falas.

    ex.

    ´´guaxinim esta inqueito mexe de um lado para o outro .eis que suspirar la na lingua dele -chente!que vida dura esse guaxinim do banhado!...´´

    ´mano poeta,se enganche na minha grupa!´´

    discurso indireto: o narrador conta a historia e repradus fala e reaçoes das personagens.É escrito normalmente em terceira pessoa nesse caso o narrador nesse caso se ultiliza suas palavras para reproduzir aquilo que foi dito pela personagem.

    ex.

    ´´elisario confessou que estava com sono´´.

    ´fora preso logo apos que ergue-se da cama e pelo o calculo aproximado do tempo pois estava sem relogio e mesmo se tivesse nao poderia consulta-lo a fraca luz da masmorra penssava que era 11 horas´´.

    discurso indireto livre:o texto é escrito em terceira pessoa o narrador conta a historia mas a personagem tem voz propria de acordo com a nessecidade de faze-lo .sendo assim é uma mistura dos dais tipos de discusso e as duas vozes se fundem.

    ex:

    ´´que vontade de voar lhe veio agora !correu outra vez com a respiraçao presa.Já nem podia mas estava desanimado que pena !houve um momento que eu estava quase...quase

    ´´retirou as asas e estrasalhou-a entre entanto qualquer urubu ...que raiva´´

    ´´D. Aurora sacudiu a cabeça e afastou o juizo termerario .para que esta catando defeitos no proximo?eram todos irmãos irmãos

    ResponderExcluir
  5. Muito bem meninas. O discurso direto e indireto é usado por nós na escrita de histórias, poema e outros gêneros textuais. Esta ciente do seus significados é fundamental para nossa aprendizagem.

    ResponderExcluir