quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Descobrindo um novo mundo...





“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente, você estará fazendo o impossível.”
 São Francisco de Assis


Há um novo universo a ser explorado por todos nós. Acredito, que o mais importante neste momento é o desvendar deste novo espaço, desta nova forma de interação e de aprendizado. O momento agora é de descobrir, opinar, mexer e trocar experiências. 
Então vamos começar a postar?

Dica para postagem:
Quais suas expectativas quanto a utilização deste blog em nossas aulas? 
O que gostariam de discutir neste diário virtual?
Fiquem a vontade para comentar e dar sugestões!


61 comentários:

  1. Crianças, minhas expectativas em relação ao blog são bem positivas, principalmente, por ter observado a alegria, curiosidade e interesse despertados por vocês com a notícia desta nova propota de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Minhas expectativas são boas em relação ao blog, porque vamos postar vídeos, fotos e outras coisas bem legais, porque nós estamos aprendendo mais pelo mundo da tecnologia que é o blog.

    ResponderExcluir
  3. O blog é interessante para postar um monte de coisas legais, músicas, vídeos e outros. Gostaria de ver muitos vídeos aqui.

    ResponderExcluir
  4. As minhas expectativas são muito grandes, pois é muito legal. A gente escreve o que quiser. Eu gostaria de ver muitas coisas legais, pois eu quero me divertir muito com esse blog. beijus Ana Clara

    ResponderExcluir
  5. É muito legal porque pode fazer comentários e mensagens, eu gostaria de encontrar lindas mensagens e comentários divertidos que alegram aos meus colegas e outras pessoas que tem acesso ao blog.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do blog porque podemos postar dever de casa, trabalhos, pesquisas e etc.

    ResponderExcluir
  7. Minhas expectativas são boas, acho que vai ser bom esse blog pra gente que vai ser lagal. Gostaria de ver coisas legais como textos, fotos e etc.

    ResponderExcluir
  8. As minhas expectativas sobre o blog são que este fique muito legal e grande. Eu quero ver muitos vídeos, músicas e fotos dos alunos.

    ResponderExcluir
  9. Oi para to mundo, eu gostei muito desse blog. Eu nunca imaginava que isso ia acontecer comigo. Eu queria ver no blog os textos de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Minhas expectativas são muito boas pois estamos levando a internet para a sala de aula, nossos trabalhos, as aulas são mais divertidas com textos, fotos, histórias, gincanas e etc.

    ResponderExcluir
  11. As minhas expectativas são que as pessoas aprendam mais com esse blog e que escrevam várias coisas interessantes, trabalhos que a gente fizer na sala de aula de vários tipos, várias histórias intressantes e gincanas.

    ResponderExcluir
  12. eu achei muito bom o blog da gente, desenvolve muitas coisas, a gente postas muitas coisas, e a gente pode ver o que as outras pessoas postam como fotos, vídeos, textos e muito mais. Eu gostaria de ver muitos vídeos, muitas músicas e muitas fotos.

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito legal, espero que faça muito sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Pra ficar famoso o blog cheio de fotos e vídeos, fazendo muito sucesso pela escola.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Muito legal Rodrigo você comentar o blog dos seu colegas da 3ª série...a ideia é essa...PARABÉNS!!!

      Excluir
    2. obrigado,parabéns para a senhora também.huahaua.

      Excluir
  16. ESPERO QUI FASSA MUITO SUCESSO COM A ESCOLA

    ResponderExcluir
  17. CRIANÇAS, A PRÓ ESTÁ FELIZ COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS NO BLOG...VAMOS POSTAR TAMBÉM NO BLOG DA 4ª SÉRIE...BEIJUSS

    ResponderExcluir
  18. Eu e meus colegas estamos nós divertindo muito com o blog que nossa professora Thiana Eirado criou pelo mundo da internetpor isso eu agradeço a ela,muito obrigado pró

    ResponderExcluir
  19. Muito Legal...hoje na escola teve uma apresentação de um artista do circo... rir muitoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade e foi muito legal porque vamos aprender varias coisas para a nossa apresentação

      Excluir
  20. neste blog devemos postar,vídeos,imagens e qualquer outra coisa do nosso colégio maria da vitórias.adorei o blog porque podemos falar um pouco sobre o nosso colégio e estamos aprendendo pelo tecnologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao sou do colegio maria das vitorias mais vou postar coisa legais da minha escola

      Excluir
  21. o blog ficou um macimo! eu gostaria de ver videos, musicas ,fotos sobre o trabalho que estamos fazendo da quarta unidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim Bia, hj mesmo já terá novidades....Aguardem!!!

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. meu nome e kamily eu vim do colegio bem-me-quer e estou afim de fazer amizade

    ResponderExcluir
  24. olhem o vídeo...
    http://www.youtube.com/watch?v=_6Y2H6kjIIM

    ResponderExcluir
  25. video legal

    http://www.youtube.com/watch?v=fTul2K4NIMM&feature=related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi kamily,gostei do vídeo que você postou.obrigada por interagir conosco.

      Excluir
  26. minha escola em catamarã http://www.youtube.com/watch?v=NzEa7jdWoG0

    ResponderExcluir
  27. meu idolo
    http://www.youtube.com/watch?v=dWpGsK8Md28

    ResponderExcluir
  28. tia eu quero discutir tudo que é legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim minha linda, você nos conta as novidades da sua escola e contamos a você as da nossa. Seja bem vida. Adorei ter você aqui.

      Excluir
  29. eu e meus colegas queremos ver muitos vídeos,imagens e outras coisas bem legais pra botar no nosso blog

    ResponderExcluir
  30. minha escola esta fazendo o projeto couar da pele e no fim da unidade no dia 13 de novembro vamos fazer a peça as tranças de bintou em que eu faço o papel de fatou irmã de bintou uma menina que sonha com tranças com tranças igual a sua irmã fatou e a melhor amiga de sua irmã mariama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JEQUIÉ E UMA CIDADE CHEIA DE HISTORIAS PARA SE CONTAR

      Excluir
  31. Hoje foi muito legal no museu nos vimos coisas importantes sobre a história de jequié...

    ResponderExcluir
  32. poxa ficou muito legal ir ao musel qui tem varias coisas interessantes no dia 23/10/2012

    ResponderExcluir
  33. gostei muito do museu tinha varis fotos da praça luiz viana ruy barbosa telefones e um assunto que discutimos a pouco tempo o radio la tinha um radio bem antigo e muito mais

    ResponderExcluir
  34. Respostas
    1. Julinha, vc deverá postar sobre o vídeo e a música embaixo da postagem do vídeo. Da mesma forma que você faz aqui....Beijuss

      Excluir
  35. A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do Século XIX. Pertenceu ao município de Maracás de 1860 a 1897. Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a Fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié. Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim.

    A partir de 1910 é que se torna cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. Pelo curso navegável do Rio das Contas, pequenas embarcações desciam transportando hortifrutigranjeiros e outros produtos de subsistência. No povoado, os mascates iam de porta em porta vendendo toalhas, rendas, tecidos e outros artigos trazidos de cidades maiores. Tropeiros chegavam igualmente a Jequié carregando seus produtos em lombo de burro. O principal ponto de revenda das mercadorias de canoeiros, mascates e tropeiros deu origem à atual Praça Luis Viana, que tem esse nome devido a uma homenagem ao governador que emancipou a cidade.

    Ali veio a desenvolver-se a primeira feira livre da cidade que, a partir de 1885, ganhou mais organização com a decisão de José Rotondano, José Niella e Carlos Marotta, comerciantes e líderes da comunidade italiana, de comprarem todo o excedente dos canoeiros e de outros produtores. Depois da terrível enchente de 1914, que destruiu quase tudo em Jequié, a feira, o comércio e a cidade passaram a desenvolver-se em direção às partes mais altas.
    Em 1927, festejou a chegada da "Estrada de Ferro de Nazareth". Já nesse tempo, Jequié era uma das cidades mais importante do Estado e teve no comerciante Vicente Grillo seu grande benfeitor.

    Importante episódio da história estadual foi a decisão inusitada tomada pelo então Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Aurélio Rodrigues Viana que, assumindo o governo em 1911, decretou a mudança da capital do estado, de Salvador para Jequié - ocasionando imediata reação do governo federal, que bombardeou Salvador e forçou a renúncia do político que adotara a medida.
    Jamais tendo se constituído de fato, o gesto, entretanto, marcou a História da Bahia, como um dos mais tristes, sobretudo por ter o bombardeio da capital provocado o incêndio da biblioteca pública, onde estava guardada a maior parte dos documentos históricos de Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cauê, copia este comentário e cola na postagem sobre Jequié.

      Excluir
  36. o blog ficou muito legal bom para a jente posta videos inmagem

    ResponderExcluir
  37. Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto.

    No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi.

    São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.

    Na seguinte passagem do romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, ficamos sabendo do sofrimento e da rudeza de Fabiano, o protagonista, através da forma como ele se dirige ao filho.

    "Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camile, esta pesquisa deverá ser colocada e outra postagem. Já coloquei um lugar para vocês adicionarem ela. É só você copiar daqui e colcar lá, oh?!

      Excluir
    2. quando chega ao blog tem o da dengue e logo depois do da dengue tem varios bonecos segurando baloes de fala

      Excluir
  38. O discurso direto caracteriza-se pela reprodução fiel da fala do personagem.
    As falas do personagem-narrador e de uma das moças, reproduzidas integralmente e introduzidas por travessão, são exemplos do discurso direto. No discurso direto, a fala do personagem é, via de regra, acompanhada por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos. Verbo de elocução é o verbo que indica a fala do personagem: dizer, falar, responder, indagar, perguntar, retrucar, afirmar, etc.
    Exemplo: O pai chamou Pedrinho e perguntou:

    O discurso Indireto, o narrador transmite com suas próprias palavras a fala da personagem:
    Exemplo:
    Quando o pai chegou , perguntou à mulher quem quebrara o vidro . . .

    A diferença básica entre discurso direto e indireto é a mudança de emissor . No discurso direto , o emissor é a personagem ; no discurso indireto , o emissor é o narrador . A opção por uma dessas formas depende da intencionalidade do narrador e com a expressividade que pretende obter.- Quem quebrou o vidro, meu filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, esta pesquisa deverá ser colocada e outra postagem. Já coloquei um lugar para vocês adicionarem ela. É só você copiar daqui e colcar lá, oh?!

      Excluir
  39. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a vocês crianças e a professora Thiana pela iniciativa. Que possamos usar mais esta ferramenta do mundo virtual para interagirmos e socializarmos o conhecimento além sala de aula, com o mundo.

    Um grande beijo a todos e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir